Escolha o seu Destino

Dicas de Viagem

Vacina Contra a Febre Amarela

 


A vacina é gratuita e deve estar disponível nos postos de saúde em qualquer época do ano. Ela deve ser aplicada 10 dias antes da viagem para as áreas de risco de transmissão da doença. Pode ser aplicada a partir dos 9 meses e é válida por 10 anos.
 
A vacina é contra-indicada a gestantes, imunodeprimidos (pessoas com o sistema imunológico debilitado) e pessoas alérgicas a gema de ovo.
 
A vacinação é indicada para todas as pessoas que vivem em áreas de risco para a doença (zona rural da Região Norte, Centro Oeste, estado do Maranhão, parte dos estados do Piauí, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), onde há casos da doença em humanos ou circulação do vírus entre animais (macacos). 
 
 
Vacinação - Dúvidas Frequentes 

 
1-Existe a necessidade de algum jejum (de comida ou mesmo bebida alcoólica) para tomar a vacina?
R: Não há qualquer recomendação nesse sentido. 
 
2-A vacina provoca reações adversas?
R: Sim, qualquer medicamento pode provocar reações adversas. A vacina pode provocar dor de cabeça, febre e mal estar em algumas pessoas. 
 
3-Quem toma a vacina pode tomar qualquer tipo de medicamento depois. E se tomar remédio controlado? Tem alguma restrição. E os remédios que contem ácido acetilsalicílico , tipo as e aspirina?
R: Não há nenhum problema de interação medicamentosa entre a vacina e outros medicamentos, qualquer que seja o medicamento. 
 
4 - A vacina não pode ser tomada por pessoas com baixa imunidade. Isso quer dizer que quem esteve doente há pouco tempo não pode tomar?
R: A vacina não é recomendável para pessoas que estão com baixa imunidade. Para quem esteve doente, depende de avaliação médica. 
 
 5 - Há algum tipo de doença (hipertensão, diabetes, ou outra) que restringe a vacinação?
R: Nessas condições citadas não existem contra-indicações para a vacinação. 
 
6 - O que devem fazer as pessoas que não podem se vacinar (grávidas, alergia a ovo etc)? 
 R: Procurar orientação médica. Em caso de não ter como evitar a permanência em áreas silvestres, a pessoa deve reforçar o uso de repelentes. 
 
7-Gestante pode tomar a vacina?
R: Não, há contra indicação para a vacinação em gestante. 
 
8- A partir de quantos meses um bebê pode se vacinar?
R: O bebê pode ser vacinado a partir dos seis meses de idade, quando a criança reside em uma área em que há morte de macacos com suspeita de febre amarela e na área em que há casos de febre amarela silvestre. Mas fora dessas situações, o calendário de vacinações indica a partir de nove meses de idade. 
 
9-Existe algum cuidado específico que uma pessoa imunizada há menos de 10 dias precisa tomar para não se contaminar?
R: Não. A vacina assegura 100%% de imunização, após o décimo dia de aplicação. E essa proteção dura 10 anos.
 
10- Faltando dois meses para vencer a vacina, a pessoa deve tomá-la novamente? A imunização é 100% garantida no período de 10 anos ou a eficácia da vacina diminui na medida em que o tempo vai passando?
R: A vacina tem cobertura total de 10 anos. Mas não há problema em repetir a vacina caso faltem dois meses para vencer os 10 anos. 
 
11- Pessoas que farão viagens internacionais e não tomaram vacina antecipadamente podem ser impedidas de viajar por não estar em dia com a vacina?
R: Sim. Se o país para o qual ele se dirige exige a vacinação. Nem todos exigem essa vacinação. A publicação é feita anualmente na pagina da OMS e também na Anvisa. Nem todos os países exigem, mas se você não está com a vacina em dia, você corre o risco de voltar sim. 
 
12 - Se a pessoa perdeu o cartão de vacinação, ela pode ir ao posto se vacinar?
R: Sim. 
 
13 - Os hospitais também estão vacinando?
R: Depende da organização dos serviços em cada município e em cada cidade. Em alguns hospitais há salas de vacinas. Mas geralmente as salas de vacinas estão nas unidades básicas de saúde da família. 


 
Fonte: Assessoria de Comunicação Social/Divisão de Imprensa - Ministério da Saúde

Voltar