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Dicas de Viagem

Overbooking


Pode ocorrer quando o passageiro não consegue embarcar em determinado vôo, que já estava previamente reservado, devido ao excesso de passageiros. Neste caso, a companhia aérea é obrigada a acomodar o usuário em outro võo dentro d eum prazo mínimo de 04 meses.No caso da companhia não honrar com este prazo, o passageiro pode escolher entre viajar em outro vôo da mesma companhia, endossar o bilhete ou pedir reembolso do ticket aéreo.
 
IMPORTANTE: Se a opção escolhida for embarque em outro vôo, a companhia tem que oferecer ao passageiro hospedagem, alimentação, comunicação e transporte do aeroporto > hotel > aeroporto.
 
O usuário pode ainda optar por ser um passageiro voluntário, aceitando viajar em outro vôo que não o originalmente reservado. Neste caso, as companhias aéreas devem oferecer uma compensação, que pode ser a acomodação em classe superior (upgrade) ou um crédito - que poderá ser usado no pagamento de excesso de bagagem, compra de outra passagem aérea ou convertido em dinheiro no prazo máximo de 30 dias. Além disso, o passageiro ainda manterá o direito à utilização do bilhete original. E as eventuais despesas com alimentação, transporte de e para o aeroporto, hospedagem e telefonemas, decorrentes do overbooking, correrão por conta da empresa aérea.
 
Todos estes direitos só serão válidos caso o passageiro tenha confirmado a reserva do assento e tenha comparecido ao check-in da empresa aérea com pelo menos 30 minutos de antecedência para vôos nacionais e uma hora para vôos internacionais.
 

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